Você está visualizando atualmente 17 Livros Para Aprender Mais Sobre Análise de Vínculos

17 Livros Para Aprender Mais Sobre Análise de Vínculos

Existe uma literatura muito vasta a respeito do tema análise de vínculos, suas variantes e aplicações para as mais diversas áreas. Nosso objetivo aqui não é o de esgotar toda a abrangência de publicações deste tema, mas sim apresentar um resumo sobre o que temos estudado ao longo dos anos e que nos elevaram em conhecimento sobre a análise de vínculos e suas aplicações.

Neste artigo trazemos uma lista de 17 títulos que julgamos importantes e com conteúdo relevante, e destacamos alguns autores brasileiros que se dedicam para a criação de conteúdo relacionado à análise de vínculos.

Alguns autores da lista são muito consagrados no mundo da análise de vínculos e possuem muitas publicações relevantes. Outros trazem a sua experiência prática e acadêmica na elucidação dos conceitos aplicados. Cada um deles, porém, contribui à sua maneira e nos ajudam a compreender sob diversas óticas como utilizar eficientemente os seus conceitos.

Sem mais delongas, apresentamos a nossa lista e um pequeno resumo de cada obra. Desejamos a todos boas leituras e esperamos contribuir um pouco mais com a busca de material relevante sobre o tema.

1 Analyzing Social Networks (2018)

Stephen P Borgatti, Martin G Everett e Jeffrey C Johnson

Stephen P Borgatti é um dos principais pesquisados sobre o tema atualmente e dirige pesquisas sobre análise de redes sociais. Este livro foi projetado para orientar os iniciantes através dos principais aspectos de coleta, visualização, análise e interpretação de dados de redes sociais, e traz atualizações sobre a teoria e as habilidades necessárias para conduzir a análise de redes sociais. Usando uma linguagem simples e equações, os autores fornecem uma visão clara e especializada de cada etapa do processo de pesquisa – incluindo princípios básicos de matemática – sem fazer suposições sobre o que você sabe. O livro apresenta ferramentas de software relevantes passo a passo, de uma forma fácil de seguir.

Além dos fundamentos da análise de rede e do processo de pesquisa, a obra se concentra em:

– Dados digitais e redes sociais como o Twitter

– Modelos estatísticos para uso em ARS, como QAP e ERGM

– A estrutura e centralidade das redes

– Métodos para detecção de subgrupos/comunidades coesas

Este texto é uma introdução perfeita para estudantes de análise de redes sociais.

2 Criminofísica: a ciência das interações criminais (2021)

Dr. Bruno Requião da Cunha

Fenômeno tradicionalmente analisado por disciplinas como o direito e a sociologia, o crime ganha nesta obra uma nova abordagem sob a óptica de campos científicos como a física, a matemática e as ciências de redes e de dados.

Como a física e a matemática podem ajudar no combate às facções criminosas e ao terrorismo?

Existem regras gerais que regem os fenômenos criminais nos mesmos moldes das leis naturais?

Ou estamos fadados a uma Segurança Pública obscurantista eivada de discursos vazios, ideologizados e fáceis, típicos das pseudociências?

Essas são algumas das provocativas perguntas deste livro fantástico.

3 Anco-redes: modelo para análise cognitiva de representações sociais (2018)

Claudia Ribeiro Santos Lopes, Alba Benemerita Alves Vilela e Hernane Borges de Barros Pereira

O livro lança um novo olhar sobre a pesquisa em Representações Sociais, com base na Teoria do Núcleo Central, assim como sobre o campo da Análise Cognitiva. A obra traz um novo modelo para identificação e análise da estrutura e do conteúdo de representações sociais, a partir da aplicação de redes semânticas, de forma a criar pontes entre três campos do saber que dão sustentação a eles: Teoria das Representações Sociais, Teoria de Redes e o campo da Análise Cognitiva. Por constituir-se como um novo caminho para identificação e análise da estrutura das representações (Núcleo Central, Primeira e Segunda Periferia e Elementos de Contraste), torna-se uma excelente fonte para todos que tenham interesse em realizar pesquisas em representações sociais e no campo da análise cognitiva, buscando conhecer as suas interfaces e conexões com a teoria de redes.

4 Linked. A Nova Ciência dos Networks (2009)

Albert-laszlo Barabasi

Alber Albert-lászló Barabási é também um dos principais pesquisados sobre o tema atualmente, e desenvolve muitas pesquisas nos temas relacionados à análise de redes sociais. Neste livro, o autor verificou que os sites que formam a web têm determinadas propriedades matemáticas que dependem de três condições para ocorrer. A primeira é que a rede tem de se expandir, crescer. Tal condição de crescimento é muito importante, assim como a ideia de emergência que a acompanha. A segunda refere-se a conexões preferenciais, ou seja, novos integrantes vão querer ligar-se a hubs, que participam da rede com mais conexões. A terceira denomina-se aptidão competitiva, que, em termos de rede, implica sua taxa de atração.

5 Análise de Redes Sociais: uma Visão Computacional (2015)

Ademir C. Gabardo

As redes sociais são evidentemente um fenômeno. Com número de usuários ativos que já se aproxima de um terço da população mundial, redes sociais são utilizadas para os mais variados propósitos: interação social, jogos, promoções de produtos, marketing digital etc. A interação desses bilhões de usuários caracteriza uma rede complexa de conexões entre pessoas e grupos. A análise destes intrincados meios de comunicação e interação social consiste em um desafio computacional não trivial.

Este livro aborda os aspectos computacionais das redes complexas, suas métricas, algoritmos e como proceder à análise desse tipo de rede. Por meio de uma abordagem prática e com a fundamentação teórica necessária, são apresentados exemplos, softwares e ferramentas para a análise de redes sociais, de suas características e fenômenos.
Muitas das teorias e técnicas apresentadas neste livro extrapolam a análise de redes sociais, oferecendo um horizonte amplo de possibilidades aos analistas de redes complexas, pesquisadores e estudantes de ciência da computação.

6 Understanding Criminal Networks: A Research Guide (2019)

Prof. Gisela Bichler

A obra é uma cartilha metodológica curta para aqueles interessados em estudar redes ilícitas, desviantes, encobertas ou criminosas usando análise de rede social (ARS). Abrangendo todos os fundamentos, cada capítulo destaca três temas: a base teórica da criminologia em rede, questões metodológicas e ferramentas analíticas úteis e produção de análise profissional. Ao contrário de qualquer outro livro no mercado, o livro combina trabalho conceitual e empírico com conselhos sobre como projetar estudos de rede, coleta de dados e análise. A obra ajuda a impulsionar a compreensão dos leitores sobre como passar das investigações convencionais do crime para o estudo das redes criminosas.

7 Social Network Analysis (2012)

John Scott

Esta obra fornece uma visão abrangente da análise de redes sociais, descrevendo sua base teórica e suas principais técnicas. Com base nas ideias centrais de entidades, ligações e caminhos, o autor constrói uma estrutura de análise de rede que abrange medidas como densidade, centralidade, agrupamento, centralização e espacialização. Ele identifica os vários tipos de cliques, componentes e círculos nos quais as redes são formadas e esboça uma abordagem para posições socialmente estruturadas dentro das redes. Discute ainda trabalhos recentes sobre dinâmica de rede e métodos para estudar a mudança ao longo do tempo e abordagens para visualização de rede.

8 Social Network Analysis: Methods and Examples (2016)

Song Yang, Franziska B Keller e Lu Zheng

Este livro prepara estudantes de ciências sociais para conduzir sua própria análise de redes sociais (ARS) cobrindo ferramentas metodológicas básicas juntamente com exemplos ilustrativos de vários campos. A obra tem uma abordagem conceitual em vez de matemática, pois discute a conexão entre o que os métodos ARS têm a oferecer e como esses métodos são usados no projeto de pesquisa, coleta de dados e análise. Quatro capítulos de aplicações substantivas fornecem exemplos de política, trabalho e organizações, saúde mental e física e estudos de crime e terrorismo.

9 Análise Estrutural das Redes Sociais (2013)

Vincent Lemieux e Mathieu Ouimet

Atualmente, a análise estrutural das redes sociais tomou-se numa abordagem interdisciplinar que assenta no postulado de que os atores sociais se caracterizam mais pelas suas relações do que pelos seus atributos gênero, idade, classe social. Estas relações têm uma densidade variável, a distância que separa dois atores é maior ou menor e alguns atores podem ocupar posições mais centrais que outros.

Algumas teorias permitem explicar estes fenômenos, entre as quais a dos laços fortes e fracos e a dos buracos estruturais onde se encontram os atores que não podem comunicar entre si a não ser por um terceiro. Após explicar as técnicas de tratamento e de coleta de dados necessárias à análise estrutural, os autores apresentam estudos de caso que são analisados com a ajuda de teorias, técnicas e conceitos explicados ao longo da obra.

10 Social Physics: How Social Networks Can Make Us Smarter (2015)

Alex Pentland

Ao longo de anos de experimentos inovadores, o autor destilou descobertas notáveis, significativas o suficiente para se tornar a base de um campo científico totalmente novo: a física social. Os humanos têm mais em comum com as abelhas do que gostamos de admitir: somos criaturas sociais em primeiro lugar. Nossos hábitos de ação mais importantes — e as noções mais básicas de bom senso — estão ligados a nós por meio de nossa coordenação em grupos sociais. A física social trata do fluxo de ideias, da maneira como as redes sociais humanas espalham ideias e transformam essas ideias em comportamentos.

Pentland e suas equipes descobriram que podem estudar padrões de troca de informações em uma rede social sem nenhum conhecimento do conteúdo real das informações e prever com precisão impressionante quão produtiva e eficaz é essa rede, seja uma empresa ou uma cidade inteira.

Em todos os níveis de interação, de pequenos grupos a grandes cidades, as redes sociais podem ser ajustadas para aumentar a exploração e o engajamento, melhorando bastante o fluxo de ideias.

11 Social Network Analysis: Methods and Applications (1994)

Stanley Wasserman, Wasserman Stanley e Faust Katherine

A análise de redes sociais, que se concentra nas relações entre entidades sociais, é amplamente utilizada nas ciências sociais e comportamentais, bem como em economia, marketing e engenharia industrial. Esta obra revisa e discute métodos para a análise de redes sociais com foco nas aplicações desses métodos para muitos exemplos substantivos. Como o primeiro livro a fornecer uma cobertura abrangente da metodologia e aplicações do campo, este estudo é um livro de referência e um livro-texto.

12 Research Methods in Social Network Analysis (2017)

Linton C. Freeman

A estrutura social refere-se a um conjunto de ideias e conceitos intuitivos de linguagem natural sobre padrões nas relações sociais entre as pessoas. Em contraste, redes sociais são usadas para se referir a uma coleção de conceitos e procedimentos analíticos e metodológicos precisos que facilitam a coleta de dados e o estudo sistemático de tal padronização. Assim, esta obra está organizada para abordar problemas analíticos em uma série de estágios ou processos logicamente ordenados. Os principais contribuintes definem os modos fundamentais pelos quais os fenômenos estruturais sociais devem ser representados; como os limites de uma estrutura social são estabelecidos; como as relações de uma rede são medidas em termos de estrutura e conteúdo; as maneiras pelas quais a estrutura relacional de uma rede afeta os atores do sistema; e como os atores dentro de uma rede social são agrupados em panelinhas ou grupos. Os capítulos da última seção se baseiam em soluções para problemas propostos nas seções anteriores.

13 Análise de redes para mídia social (2018)

Raquel Recuero, Marco Bastos e Gabriela Zago

É possível visualizar relações entre pessoas? Cada vez mais o mercado e a academia passam a exigir conhecimentos que envolvem coletar, analisar e visualizar dados relacionais. Essa necessidade vem não apenas de matemáticos e programadores, mas também de cientistas sociais, em áreas como comunicação, informação e design. Esta obra apresenta definições, elementos e aplicações da Análise de Redes Sociais (ARS), especialmente no contexto de mídias sociais na Internet. A obra também apresenta informações sobre coleta e análise de dados de mídias sociais, bem como mostra aplicações no ramo da participação política, do discurso mediado por computador e do jornalismo. Através da obra, é possível compreender desde as origens da Análise de Redes, enquanto método científico, até especificidades de coleta e aplicações para utilizar esse método, especificamente no contexto de dados relacionais coletados através da mídia social.

14 Models and Methods in Social Network Analysis (2005)

Peter Carrington, John Scott e Stanley Wasserman

Nesta obra os autores apresentam uma série de desenvolvimentos significativos em modelos quantitativos e métodos de análise de dados de redes sociais que surgiram na década de 1990. Eles revisam os avanços recentes na medição de rede, amostragem de rede, análise de centralidade, análise posicional ou modelagem de bloco, análise de difusão através de redes, análise de afiliação ou redes de dois modos, a teoria de gráficos aleatórios e gráficos de dependência.

15 Análise das Redes Sociais em Contextos Organizacionais (2015)

Antonio Virgílio Bittencourt Bastos

O livro aborda estudos sobre organizações, comportamento organizacional e interorganizações, por meio das lentes da Análise das Redes Sociais (ARS). Busca abranger a ARS mais do que um método de análise, pois parte da perspectiva de que pode e deve ser aplicada no estudo das estruturas sociais organizacionais e em sua aplicação gerencial.

16 Social Network Analysis for Startups: Finding Connections on the Social Web (2011)

Maksim Tsvetovat e Alexander Kouznetsov

Este guia conciso fornece uma estrutura estatística para ajudar a identificar processos sociais ocultos entre as toneladas de dados agora disponíveis.

A análise de redes sociais (ARS) é uma disciplina que antecede o Facebook e o Twitter em 30 anos. Por meio de pesquisadores especialistas da ARS, a obra apresenta conceitos e técnicas para reconhecer padrões em mídias sociais, grupos políticos, empresas, tendências culturais e redes interpessoais, além do uso da linguagem Python e outras ferramentas de código aberto para coletar, analisar e visualizar dados sociais.
Entre os temas abordados, a obra convida a:

– Descubrir como as redes sociais internas afetam a capacidade de desempenho de uma empresa.
– Seguir terroristas e revolucionários durante o bombardeio das Torres Khobar em 1998, os ataques de 11 de setembro e a revolta egípcia.
– Aprender como um único grupo de interesse especial pode controlar o resultado de uma eleição nacional.

17 Redes Sociais e Estruturas Relacionais (2014)

Emmanuel Lazega e Silvio Salej Higgins

A análise das redes sociais é um método sociológico de modelização de sistemas interdependentes presentes em um meio social. Ela é utilizada principalmente como método de cartografia dos fluxos de trocas sociais e econômicas. Ela possibilita o estudo dos processos fundamentais da vida social, cujas formas de solidariedade, de controle social, de regulação e de aprendizagem são geralmente pouco visíveis em situação. Esta obra é uma introdução a esse método estrutural essencial na sociologia.