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O Problema da Continuidade na Análise de Dados

Nesses anos de experiência na área de análise de dados tenho visto um problema recorrente em todas as organizações, públicas ou privadas: sempre que um analista vai embora ele leva consigo grande parte da inteligência coletada em suas análises.

Com a fluidez das relações e o rodízio natural dos funcionários com o decorrer dos anos o destino acaba sendo o mesmo, perde-se muito do que é possivelmente o asset mais valioso nos departamentos de análise seja na segurança pública ou nos departamentos de inteligência competitiva.

Não quero dizer com isso que o profissional faça algo de ilegal ou antiético, mas uma simples consequência natural da falta de processos e ferramentas.

O processo de construção da inteligência deveria ser contínuo, porém não são raros os casos em que fraudes se repetem no decorrer dos anos porque os analistas que haviam participado da análise inicial não trabalham mais na empresa e a expertise naquele caso específico se perdeu.

Lembro que alguns anos atras participei de um caso em que haviam sido desviados alguns milhões de reais numa fraude de boletos bancários, o que se esperaria num caso desses é que a empresa aprenderia a lição estabeleceria alguns processos e nunca mais cairia no mesmo golpe.

Em inglês a expressão para a diferença entre o que se espera e o que de fato ocorre é “Wishful Thinking”, algo como “Pensamento esperançoso”, ou como se diz no sul do Brasil …mas que esperança! O que de fato ocorreu foi que com apenas uma simples alteração na forma a fraude foi novamente um sucesso.

Mas o que fazer?

1. Identifique quais os tipos de dados mais importantes e o conhecimento que cada um dos funcionários deve ter para alavancar seus processos da maneira mais eficiente.

2. Estabeleça um processo ágil como Scrum e determine que o entregável no final do processo seja um conjunto de alterações a ser desenvolvida pela outra equipe, seja de compliance e de processos nos casos de fraudes ou ações de marketing e presença no caso de inteligência de negócios.

3. Adquira ferramentas que documentem detalhadamente todo processo de análise e tornem fácil encontrar a informação. Uma ferramenta focada para área de inteligência, não espere que o Word ou Confluence resolvam seu problema.

4. Estabeleça um workflow bem definido baseado em ferramentas modernas de análise e internamente defina papéis de Analistas/Revisores/Aprovadores para que mais pessoas se envolvam em todas as análises e se facilite a difusão do conhecimento.

5. Inove, experimente novas formas de gerar e armazenar inteligência.