Tão certo como qualquer pessoa hoje em dia não consegue mais realizar seu trabalho sem um bom pacote de editores de texto e um administrador de e-mails, os analistas nos setores de inteligência também não conseguem mais realizar eficientemente as suas análises sem uma boa ferramenta de análise de vínculos. Ela se tornou a ferramenta essencial de trabalho para qualquer boa área de inteligência.
Até alguns anos atrás ainda se realizava análises completas somente com planilhas, macros, acesso direto a bancos de dados com a linguagem SQL ou até mesmo realizando esboços manualmente em quadros ou softwares alternativos adaptados, como o Draw.oi ou Microsoft Visio. No entanto, considerando a quantidade de dados atualmente disponível, a urgência e a precisão que cada investigação requer, ter acesso a uma boa ferramenta de análise de vínculos se tornou fundamental.
Nesse ponto podemos separar as aplicações em duas áreas: a primeira incluindo os pacotes de programação, e a segunda os aplicativos propriamente ditos.
Nos pacotes de programação, existem pacotes de análise de vínculos para as linguagens Python e R que são muito utilizadas, como os pacotes NetworkX e complexNet, respectivamente, e o ambiente Apache Spark possui a biblioteca NodeXL. Por certo que a utilização dessas abordagens é mais trabalhosa e exige conhecimentos nas linguagens e ambientes citados.
Por outro lado, algumas ferramentas estão mais voltadas para o usuário, e possuem versões gratuitas, como o Gephi, Ucinet e GraphX. Estas ferramentas em especial foram desenvolvidas em ambiente acadêmico e têm sido muito utilizadas para não somente para criar diagramas, mas também para analisar as suas propriedades.
Ainda assim, apesar da sua abrangência, essas ferramentas possuem uma curva de aprendizado significativa, e não foram concebidas para o ambiente da análise criminal, com todas as suas especificidades, o que acaba as tornando limitadas as análises nestas áreas.
Para este ambiente, a ferramenta de análise de vínculos do Caseboard, produzido pela 4Sec Global, apresenta características essenciais para o ambiente investigativo, pois foi desenvolvida exatamente para atender a estas demandas.
Diferente das demais ferramentas, o Caseboard utiliza elementos customizados, o que permite não só desenhar os diagramas, mas se aprofundas nos atributos individuais de cada tipo de objeto e ligação.
Além de um conjunto exclusivo de mais de 2.400 ícones para serem utilizados nos diagramas, a solução conta com métodos científicos para analisar a estrutura das redes e os elementos dela, que inclui:
– 20 formatos de diagrama
– 7 estilos visuais de entidades
– 8 formas de destaques
– 14 métricas analíticas
– 16 métodos para centralidades
– 11 métodos de predição de ligações
– 2 métodos de detecção de comunidades
– Detecção de cliques
– Homofilia
– Análise de Núcleo Central e Periferia
– Mais de 30 outras ferramentas diversas
– Integrações com mais de 15 outras ferramentas do Caseboard
Entre as ferramentas disponíveis atualmente, o Caseboard se destaca pela capacidade analítica, simplicidade e abrangência de ferramentas relacionas diretamente à análise de vínculos, e mais informações podem ser encontradas diretamente no site 4SecGlobal e Caseboard.